projetos

Projetos

Bonder

Bonder logo

Palavras-chave: adesivos, eficiência energética, operador, aprendizagem

A tecnologia de união adesiva foi inicialmente desenvolvida para aplicações na indústria aeronáutica, mas tem visto um crescimento exponencial nas mais variadas indústrias, estendendo a sua utilização significativamente, desde a manufatura de calçado até construção civil, pelos vários benefícios que proporciona. Para além de ser mais viável na junção de materiais dissimilares, e no decréscimo do peso final da estrutura, também responde às necessidades de eficiência energética impulsionadas pelas políticas de ação ambiental da União Europeia, possibilitando a utilização de materiais mais sustentáveis.

Embora represente uma tecnologia bastante facilitadora, requer uma especialização acrescida de técnicos profissionais que respondam ao desafio do seu escrupuloso processo.

BONDER é um jogo de tabuleiro concebido para dinamizar a aprendizagem do processo de juntas adesivas. A dificuldade do procedimento requer uma especial atenção a todas as suas etapas, imprescindíveis para garantir a integridade do produto final. Segundo um estudo realizado pelo projeto Adtech (co-fundado por Erasmus+), 90% dos defeitos de construção são originados por falhas do operador, resultando em custos adicionais de tempo, recursos e energia que poderiam ser prevenidos. Desta forma, acentua-se a necessidade de meios alternativos de aprendizagem que proporcionem uma resposta eficiente aos desafios de comunicação impostos pelos conceitos científicos complexos a serem transmitidos.

Bonder foto

Bonder foto

Bonder foto

Bonder foto

Autores

  • Ana Duarte
  • Ana Queirós Barbosa
  • Carolina Leite
  • Diogo Barbieri
  • Lívia Barts

LactoZzle

LactoZzle logo

Palavras-chave: Intolerância, lactose, lactase, enzimas

A intolerância à lactose é uma síndrome que provoca mal-estar gastrointestinal, resultante da deficiência ou ausência da enzima lactase. A lactase, é fundamental para decompor a lactose, mais conhecida como o açúcar do leite, em glicose e galactose, ou seja, açúcares mais simples, para serem utilizados pelo organismo. Este é apenas um dos muitos exemplos da importância das enzimas e das reações que regulam no corpo humano.

LactoZzle - “Lactase, a peça que completa o puzzle” - é um vídeo de animação de curta duração que explica de forma lúdica a função da lactase, uma enzima fundamental para a degradação da lactose. Desta forma, pretende-se sensibilizar o público-alvo (crianças de 1º ciclo de escolaridade, crianças intolerantes à lactose e círculo familiar e educativo mais próximo) para uma síndrome cada vez mais frequente e assim promover a literacia em áreas científicas como a saúde e a bioquímica.

LactoZzle foto

LactoZzle foto

LactoZzle foto

Autores

  • Carina Vieira
  • Fabrício Fava
  • Gonçalo Dias
  • Joana Magalhães
  • Lara San Emeterio

Polymerchaingers

Polymerchaingers logo

Palavras-chave: plásticos, embalagens, financiamento descentralizado, comunidade

Os plásticos usados em embalagens de alimentos e bebidas, embora úteis e com diversas vantagens, são nocivos para o meio ambiente e para a saúde humana pois alguns aditivos químicos utilizados no fabrico de embalagens podem migrar para o ambiente circundante (ex: água, frutas). A exposição crónica a estes aditivos pode causar perturbações no sistema endócrino, reprodutivo, algumas cardiopatias, diabetes e até mesmo alguns tipos de cancro. Assim, é urgente reduzir a exposição a estes aditivos químicos, seja através do desenvolvimento de produtos alternativos ou adoção de comportamentos sustentáveis.

O projeto POLYMERCHAINGERS apresenta uma solução de comunicação dirigida a jovens adultos propondo uma plataforma de financiamento descentralizada. Utilizando a dinâmica de distribuição de tokens através do mecanismo de consenso Proof-of-Stake na rede Polychain, é promovido o apoio a projetos focados em alternativas para evitar/reduzir o uso de plástico em embalagens alimentares. Esta instalação visual transporta-nos para uma experiência imersiva de contacto com os elementos digitais criados para simular a dinâmica da plataforma e das interações com a comunidade de criadores e ativistas. “Be a POLYMERCHAINGER - Ditch the Plastic, Embrace the Chainge”.

Polymerchaingers foto

Polymerchaingers foto

Polymerchaingers foto

Polymerchaingers foto

Autores

  • Alexandra Teixeira
  • Diana Cunha
  • Filipe Santos Silva
  • Moghadaseh Rouhi
  • Rodrigo Carvalho
  • Rodrigo Zacca

Taxomania

Taxomania logo

Palavras-chave: taxonomia, novas espécies, participação, jogo pedagógico

Atualmente conhecem-se mais de dois milhões de espécies de animais, plantas, fungos e bactérias em todo o mundo. Os taxonomistas, cientistas que estudam e descrevem as espécies, estimam que existam pelo menos mais oito milhões de espécies por descobrir. Algumas destas espécies desconhecidas (que podem até viver no nosso quintal!) correm o risco de se extinguirem antes de serem conhecidas. Algumas delas podem trazer consigo pistas para novos fármacos, alimentos ou biomateriais possivelmente úteis para o ser humano. Face às atuais ameaças ao planeta, o catálogo no mundo vivo faz-se em contrarrelógio. Corrida essa que podemos perder por falta de taxonomistas.

TAXOMANIA é um jogo destinado a jovens em contextos pedagógicos, formais e informais, aulas de ciências biológicas no ensino secundário e universitário, museus e exposições itinerantes. O jogador é desafiado a replicar o trabalho de um taxonomista: encontrar novas espécies no campo, a sua identificação inicial em contexto de museu, a validação dessa suspeita por comparação com os dados morfológicos existentes e validação por técnicas mais específicas. No final o jogador pode dar o nome à nova espécie descoberta. Com esta ferramenta pretende-se desmistificar a taxonomia e incentivar os jovens no seu estudo.

Taxomania foto

Taxomania foto

Taxomania foto

Taxomania foto

Autores

  • Ana da Silva Monteiro
  • Luis M.P. Ceríaco
  • Paula Videira da Silva
  • Pedro de Azambuja Varela
  • Pinto Francisco Impito
  • Tauan Bernardo

Tripa Advisor

Tripa Advisor logo

Palavras-chave: gastrointestinal, aplicação, monitorização, multissistémico

Dados científicos indicam que 40% da população é afectada por patologias gastrointestinais, surgindo cada vez mais numa camada jovem da população. Tais doenças, para além de sintomas no intestino, podem induzir (e muitas vezes induzem) manifestações extra-intestinais que são ainda pouco conhecidas, menosprezando-se a sua relevância e impacto negativo na qualidade de vida. Estas manifestações extra-intestinais, a par com sintomas intestinais, devem por isso ser ativamente monitorizadas e registadas para que médicos possam acompanhar a evolução da doença e fazer uma melhor gestão do seu tratamento

Para colmatar este problema foi criado o Tripa Advisor que assenta em duas estratégias de comunicação: 1) conta a história de três personagens muito portuenses, bem humoradas e que sofrem de doenças intestinais. Acompanha-os numa experiência transmedia (Instagram, poster e podcast) cujo desenrolar te leva à nossa aplicação, aproveitando para refletir sobre as suas aventuras. 2) aplicação Tripa Advisor, que pretende simplificar a vida de quem sofre de distúrbios ou doenças intestinais, permitindo um registo multissistémico de sintomas definidos com base científica. Estes dados são compilados e guardados na aplicação, podendo ser facilmente apresentados ao teu médico.

Website | Instagram | Aplicação

Tripa Advisor foto

Tripa Advisor foto

Tripa Advisor foto

Autores

  • Adriana Costa
  • Alfredo Graça
  • Camila Aldrigh
  • Henrique Silva
  • Samuel Pereira
  • Susana Mendonça

Mentores

Pedro Ângelo

Pedro Ângelo

Pedro Ângelo é um consultor independente para o desenvolvimento de projetos criativos, professor assistente convidado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e aluno de doutoramento no Programa UT Austin|Portugal. A sua prática combina investigação, desenvolvimento ágil, tecnologia aberta, programação criativa, design de interacção, prototipagem de hardware e fabricação digital, com o objectivo de transformar visões criativas em realidade.

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho designer multimedia & new media artist. Licenciado em Design pela U.Aveiro, Mestrado em Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra e Doutorado em Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab. No seu trabalho explora visuais e dispositivos interactivos para a criação de performances, instalações e espaços imersivos. Já apresentou trabalho em variados eventos nacionais e internacionais como: Sonar Festival, MutekEs, Echo, Stereolux, Iminente, entre outros. É também lado visual do projecto BorisChimp504 e co-fundador do estúdio criativo Openfield CreativeLab.

Joana Magalhães

Joana Magalhães

Joana Magalhães tem uma carreira interdisciplinar nos campos da engenharia de tecidos e comunicação de ciência desde a perspectiva de género. É doutorada pela Universidade Complutense de Madrid financiada com uma Marie Curie Fellowship. Criadora de séries de rádio e TV destinadas ao público infantil, distinguidas como “Práticas Inovadoras de Promoção de Cultura Científica”. Foi cientista-em-residência no “1º Encontro de Novxs Criadorxs Transmedia” e participou numa exposição colectiva com o trabalho “I publish, therefore I am”.

Henrique Silva

Henrique Silva

Henrique Silva é investigador na área de sistemas empresariais, aluno de doutoramento no programa de Medias Digitais da U.Porto, e tinkerer de tudo e mais alguma coisa nos tempos livres. Apesar de ser fascinado por tecnologia, não parece conseguir esquecer que humanos imperfeitos, inteligentes, e cheios de opiniões têm que a usar, por isso ainda está a tentar encontrar o ponto de equilíbrio entre o sócio (gestão de projetos, levantamento de requisitos e validação de sistemas) e o técnico (arquitetura de sistemas, desenvolvimento de plataformas, e digital twins!).

Tauan Bernardo

Tauan Bernardo

Tauan Bernardo é Designer, Maker e Educador, tem 15 anos de experiência atuando no Desenvolvimento de Produto e Mentoria para empresas de base tecnológica. Foi co-fundador do Garagem Fablab no Brasil e é co-fundador e Diretor do Vivalab Porto. Deu aulas no Instituto Europeu de Design-SP, Porto Design Factory e na Escola Superior de Ensino do Porto. Sua area de pesquisa e ação envolve o uso a Fabricação Digital e Inovação Livre para a promoção de tecnologias mais humanas e comunidades mais resilientes.

Livia Barts

Livia Barts

Lívia Barts é designer gráfica, facilitadora visual e investigadora doutoral em métodos de visualização na educação. Durante anos, realizou cursos de leitura em pequenos grupos no Departamento de Média de sua universidade, ELTE Budapeste, usando visualizações de texto interpretativo criadas em grupo para ajudar na compreensão e na aprendizagem. Tem anos de experiência em design, gravação gráfica e facilitação visual. Os seus amplos interesses de investigação incluem comunicação visual, pedagogia visual e abstração pictórica. Além da academia e do trabalho, tem experiência em cenografia e construção DIY/upcycling.

Política de Privacidade

O EMERGENCE Hackathon gere este website com o objetivo de promover e realizar eventos de comunicação de ciência.

O EMERGENCE Hackathon está empenhado em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores deste site.

Neste contexto, elaborou a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, assumindo o compromisso de respeito para com as regras da privacidade e proteção de dados pessoais constantes do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (RGPD), relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à circulação desses dados, bem como da legislação nacional aplicável, bem como tomou as medidas técnicas e organizativas necessárias por forma a cumprir o RGPD e garantir que o tratamento dos dados pessoais é lícito, leal, transparente e limitado às finalidades autorizadas.

O EMERGENCE Hackathon está igualmente empenhado na proteção e confidencialidade dos dados pessoais, tendo adotado as medidas que considera adequadas para assegurar a exatidão, integridade e confidencialidade dos dados pessoais, bem como, todos os demais direitos que assistem aos respetivos titulares.

Responsável pelo tratamento dos dados

O EMERGENCE Hackathon é o responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais que forem recolhidos durante a utilização e/ou realização de uma candidatura neste Portal.

Para os devidos efeitos, designadamente os que constam da regulamentação comunitária indicada e legislação nacional aplicável, os direitos que devam ser exercidos junto do Responsável pelo Tratamento deverão ser apresentados aos organizadores do evento.

Para este efeito, a pessoa com competência é Gustavo Magalhães.

Encarregado de Proteção de Dados

Para o exercício dos direitos dos titulares dos dados previstos na regulamentação comunitária e legislação nacional em matéria de proteção de dados pessoais, o EMERGENCE Hackathon designou um Encarregado de Proteção de Dados (Data Protection Officer), que poderá ser contactado pelo endereço eletrónico hello@emergencehackathon.com

Finalidades e licitude do tratamento dos dados

A recolha e o tratamento dos dados pessoais feitos no âmbito do processo de candidatura corresponderão ao estritamente necessário à prossecução das finalidades de divulgação de informação disponível no site.

Sem prejuízo da informação adicional prestada aquando da recolha dos dados, o EMERGENCE Hackathon poderá ainda, desde que legalmente admissível, utilizar os dados pessoais fornecidos pelo titular para outras finalidades, tais como para efeitos de realização de inquéritos de avaliação ou satisfação.

Além das finalidades indicadas, consideradas principais, poderão haver finalidades acessórias, para os quais será solicitado o devido consentimento nos termos da regulamentação comunitária em vigor em matéria de proteção de dados pessoais.

A recolha e o tratamento dos dados pessoais são legítimos no contexto da relação contratual estabelecida mediante o acto de navegar, e de submeter uma candidatura e utilização deste site

Categorias de dados pessoais

O EMERGENCE Hackathon recolhe e trata os dados pessoais necessários ao acto de candidatura, e para efeitos de análise estatística relativamente à utilização do site, alguns deles obrigatórios com a devida indicação, mas em caso algum recolhe dados que sejam considerados de categoria especial nos termos e para os efeitos da regulamentação comunitária e legislação em vigor em matéria de proteção de dados pessoais.

Destinatários dos dados pessoais

Os dados pessoais recolhidos destinam-se a ser utilizados pelo O EMERGENCE Hackathon, e devidos parceiros institucionais, não estando prevista nenhuma transmissão para outras entidades e, no(s) caso(s) em que possa ocorrer, será previamente solicitado o devido consentimento nos termos da regulamentação comunitária e legislação em vigor em matéria de proteção de dados pessoais ou, se for necessário para efeitos de investigação científica, histórica ou para fins estatísticos, será respeitada a referida regulamentação e legislação.

Conservação dos dados pessoais

Conforme resulta da regulamentação comunitária e legislação nacional, os dados pessoais obtidos são conservados e armazenados no respeito pelos prazos e modos definidos na legislação aplicável.

Utilização de cookies

“Cookies” são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, qualquer informação relativa aos seus dados pessoais.

O uso de “cookies” é uma prática normal entre os websites da Internet.

O EMERGENCE Hackathon utiliza “cookies” neste site com o objetivo de ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Todos os browsers permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, e ainda informar o utilizador sempre que um “cookie” é recebido, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo browser. O utilizador pode configurar os “cookies” no menu "opções" ou "preferências" do seu browser.

Note-se, no entanto, que, ao desativar “cookies”, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação nos websites.

Com a aceitação da presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais está a autorizar prévia e expressamente a utilização de “cookies” por parte do EMERGENCE Hackathon.

Lei aplicável

Os presentes termos e condições de utilização regem-se pela legislação em vigor.

Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à circulação desses dados

Lei nº 41/2004, de 18 de agosto, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 46/2012, de 29 de agosto (Lei relativa à Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade no setor das comunicações eletrónicas)

Lei n.º 67/98, de 26 de outubro – Lei da Proteção de Dados Pessoais.

Alterações à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Ocasionalmente o EMERGENCE Hackathon poderá atualizar a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, pelo que solicitamos reveja periodicamente este documento para se manter atualizado.